Imagem capa - Prepare-se para seu Ensaio de fotos Pré-Casamento! por Flavio Guilherme Pena Monteiro
DicasEnsaio / Trash the Dress

Prepare-se para seu Ensaio de fotos Pré-Casamento!

Elaboramos algumas dicas e sugestões para os ensaios pré-casamento, com base na experiência que adquirimos ao longo dos anos, visando facilitar o trabalho, a logística do dia e principalmente procurando um resultado cada vez melhor e mais verdadeiro.

 - Sobre roupas: Sugerimos algo bem casual e confortável, do estilo de vocês. Podemos tranquilamente fazer um ensaio completo com apenas um conjunto, afinal nosso foco está no casal, no sentimento envolvido e nesta fase da vida que estão vivendo e não em produzir um ensaio de moda. Caso queiram utilizar mais peças de roupas, não tem problema algum, podem levar duas ou no máximo três opções para cada um. O mesmo vale para acessórios. 

Para um ensaio, usamos 3 looks. Mas pode levar mais. Melhor ter escolher frente ao local das fotos do que se arrepender de ter escolhido o conjunto errado.

Para ensaio com roupas casuais, evite estampas. Às vezes a roupa é linda, mas é moda hoje, daqui a 5 anos talvez você mesma olhe pra foto e não goste mais, estampas cansam. Maquiagem também é uma coisa que faz toda a diferença, as vezes a pessoa super investe num ensaio maravilhoso e economiza na maquiagem.




Compor a roupa dos 2 personagens. Isso parece muito básico, mas é comum ver fotos de casal onde a mulher está de roupa estampada e o marido de polo listrada... no conjunto a foto fica poluída.
Se você optou em usar uma estampa, a pessoa que está na foto com você deve estar com uma roupa neutra e lisa. Outra coisa, às vezes a mulher se preocupa muito com a sua roupa e não dá um help para o marido, ai o que acontece, ele leva bermuda e ela vestido de festa,,, e é logico que o casal quer fazer fotos juntos.




O importante no ensaio é transparecer a personalidade do casal...
Procure roupas fáceis de trocar, por exemplo, uma camisa com camiseta por baixo, um casaquinho, assim você varia um pouco as fotos sem precisar procurar um banheiro...

- Trabalhamos com apenas um ensaio por dia, pois realmente procuramos um resultado diferente e criativo em cada imagem, além de gastarmos muita energia no trabalho e na busca de fotografias inéditas. Sendo assim, os ensaios duram no máximo três horas (a partir da chegada no local escolhido). Buscamos contar uma história através das fotos e acredito que todo ensaio tem um início/meio/fim. Esse é o tempo ideal para extrair o melhor de cada casal, com disposição e expressões interessantes. 


- Sobre o local, procuramos sempre algo que tenha uma ligação com o casal e a respectiva história. Pode ser algum lugar que vocês gostem, frequentem ou que lembre um momento importante da história de vocês. Enfim, algo que realmente combine com o estilo de vida que vocês levam. Pode ser uma paisagem urbana, na praia, no campo, na esquina ou do outro lado do mundo, nós topamos qualquer coisa. Como fizemos apenas um trabalho por data, poderíamos fazer sem problema o ensaio em mais de uma locação. Entretanto, as experiências que tivemos nestes casos não foram positivas, pois a cada novo local é um recomeço para o trabalho e para o timming de todos os envolvidos e as fotos acabam ficando sem contexto umas com as outras, resultando em uma diagramação confusa e em fotos com um apelo mais turístico do que emotivo. Em função disso, os ensaios são feitos em apenas uma locação. 

- Para ensaios externos, Usem filtro solar e, dependendo do local, prefiram o que já possui em sua fórmula o repelente de insetos. Testem o produto dias antes para saber se não provoca alergia.
Os cuidados com o corpo devem ser os mesmos do dia do casamento: depilação, unhas bem feitas, clareamento dos dentes, penteado e maquiagem. Se pretendem entrar na água, peça ao maquiador para usar produtos à prova d'água. 

- Dispensamos óculos de sol, balões de coração e espumante para as fotos!

- O noivo deve usar um desodorante antitranspirante para evitar que manchas de suor apareçam na camisa. Se possível, leve uma outra camisa igual para trocar caso haja algum problema. Lembrar de cortar o cabelo/barba ou refazer a nuca e costeletas.
 
Como há bastante variação de luz durante o dia, os horários combinados devem ser respeitados para que o resultado desejado seja obtido.
Lembrem-se de levar água para beber e algo para comer, caso a sessão demore mais do que o planejado.
 





Divirtam-se! Quanto mais felizes, animados e apaixonados vocês estiverem, mais bonitas ficarão as fotos.

Não é todos os dias que a gente tem a oportunidade de fazer uma sessão fotográfica profissional, então gaste um tempo pensando em que roupa vai usar, se prepare, isso faz toda a diferença no resultado final!

O importante no ensaio é transparecer a personalidade do casal...
Procure roupas fáceis de trocar, por exemplo, uma camisa com camiseta por baixo, um casaquinho, assim você varia um pouco as fotos sem precisar procurar um banheiro...